29 março 2008

Paris!

Vi hj a noite um documentário no Multishow sobre a Paris Hilton. Na verdade, falava sobre a indústria que existe por trás de celebridades como ela. É uma coisa absurda! Movimentam milhões de dólares somente falando e mostrando a vida de pessoas famosas. E como mostram: em algumas situações, dezenas de paparazzi corriam alucinadamente atrás de Britney (sim, até ela estava no documentário!). E antes que vcs digam que Paris Hilton não é nada, apoiados na histórica cena da jornalista que se recusou a ler uma nota sobre sua prisão, rasgando a lauda ao vivo em um telejornal norte-americano, ela é sim uma celebridade da nossa era – pelo menos, foi o que o filme quis mostrar.

Feito por uma produtora canadense, o documentário mostrava como estas pessoas são perseguidas pela imprensa, principalmente a chamada "indústria da fofoca", mas também como elas usam isso a seu favor. Citavam a "inteligência estratégica" de Paris, que, sendo simpática com a mídia, ganhava uma exposição positiva para sua imagem e, principalmente, para seu bolso – dizem que sua fortuna está avaliada em US$ 250 milhões... É muito dinheiro!

O documentário ainda falava sobre a história desta relação mídia-celebridade, citando casos desde Frank Sinatra a Michael Jackson, fazendo uma pequena pausa sobre Madonna – segundo eles, a pessoa que melhor soube usar sua exposição na mídia, com uma espécie de contrato "eu lhes dou minha intimidade e vcs me proporcionam exposição global, all right?!". Parece que deu certo...

Sites e revistas norte-americanos são tão especializados em cobrir o dia-a-dia destas pessoas que, uma simples ida ao posto de gasolina torna-se matéria e cai, depois de poucos minutos, na internet, espalhando-se pelo mundo inteiro. E Caetano pergunta: "quem é que lê tanta notícia?". Pois bem, muita gente: de cada US$ 5 dólares vendidos em revistas nos Estados Unidos, US$ 3 são de revistas de fofocas sobre celebridades.

Até mesmo, nós, brasileiros, não ficamos atrás. Sou um leitor assíduo da FolhaOnline e a notícia mais lida segundo as estatística do site, diariamente, é a coluna Zapping, da jornalista Fabiola Reipert, especializada em falar das celebridades tupiniquins. Pois é, por aqui também somos curiosos – e não negue: todo mundo dá uma espiadinha na revista Caras, mesmo quando está somente esperando a consulta com o dentista. É como Big Brother: a maioria diz que é uma porcaria, mas que assiste, ah como assiste!