09 março 2008

Fim de semana feminino

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, acabei, meio sem querer, tendo um fim de semana com a presença de duas mulheres poderosas.

A primeira, Julia Roberts, em sua atuação no filme Jogos do Poder, no qual contracena com o Tom Hanks. O filme mostra os bastidores da entrada "em off" dos Estados Unidos na guerra entre afegãos e russos no início da década de 80 – a qual eles chamam de guerra silenciosa. Muita politicagem, sacanagem, sarcasmo e afins. Mas muito legal também. A Julia Roberts interpreta uma ricaça texana que ajuda a fazer o meio de campo com um outro político bem influente, que liberaria a verba. Ela está loira, com um ar de perua insuperável – segundo a própria texana, que é uma pessoa de verdade ainda viva, ela está perfeita... O único pecado do filme é o olhar um tanto ingênuo sobre a história, de que os americanos entraram no conflito mais pelas questões humanitárias do que pelo dinheiro e pelo poder. De qualquer forma, no final, fica uma autocrítica ao mostrar que a tal ajuda não foi perfeita pois deixou alguns pontos abertos, que ajudaram no fortalecimento da Al Qaeda, resultando no fatídico 11 de setembro.

A segunda mulher foi Fernanda Takai. Voltei há pouco do show do cd "Onde brilhem os olhos seus", no teatro do Sesc Pinheiros (aliás, que teatro!). Nem preciso dizer que fiquei babando na apresentação... Algumas músicas me fizeram arrepiar, como "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos". Até minha mãe foi e confessou no carro durante a volta que adorou. "Ela tem um jeitinho todo bonitinho, ?". É, mãe. Além de todas as músicas do cd, Fernanda incluiu algumas tiradas de seu set list pessoal como uma do Duran Duran (que eu não sei o nome) e Ben, do Michael Jackson. Na bateria estava Mariah, do Trash Pour 4 – aliás, vi a vocalista do Trash no hall de entrada também (esta banda também é muito boa - prometo que posto algo sobre eles em breve). Depois do show, fila, autógrafo na capinha do cd, foto e tchau, com a alma lavada.