08 janeiro 2006

Época de clássicos

Estou numa fase de correr atrás do tempo perdido e assistir os clássicos do cinema. Ainda falta muita coisa, mas já estou atualizando meu "set list". Nesta maratona, uma atriz que eu conhecia só de nome e que me fez ficar apaixonado foi Julie Andrews. Por conta disso, até comprei dois filmes dela: "A Noviça Rebelde" e "Mary Poppins", ambos achados em liquidações de hipermercados.

"A Noviça Rebelde" é lindo. A história, as música, as paisagens, a inocência (mesmo sendo dentro de um período tão conturbado como a 2ª Guerra Mundial). Tudo é perfeito. Lembro-me que antigamente sempre passava este filme na virada de ano, meio que uma tradição. Mas, de uns anos para cá, cancelaram. Um absurdo! As novas gerações não podem ser privadas de tal história. Tenho dó dos meus sobrinhos que, por serem pequenos demais, não conseguem acompanhar as legendas (uma falha do DVD: não possui uma versão dublada em português).

Já "Mary Poppins" é muito mais infantil, fantasioso. Mistura filme com animação, nos primórdios do cinema (tal receita seria repetida depois, em vários filmes, como em"Uma cilada para Roger Rabbit", também da Disney, um dos clássicos de minha infância). Apesar disso, Mary mantém a inocência daquela época, coisa que se ainda restasse nos dias de hoje, o mundo seria um pouco melhor.